Acessibilidade / Reportar erro

Vivendo em constante conflito: o significado da prática docente no ensino médio de enfermagem

Living in constant conflict: the meaning of teaching in secondary nursing courses

Viviendo en constante conflicto: el significado de la práctica docente en la enseñanza media de enfermería

O presente estudo, fruto de questionamentos e reflexões da autora, buscou compreender o significado que os enfermeiros, docentes do Ensino Médio de Enfermagem, atribuem à sua atividade profissional. Dada a natureza do problema, este estudo, de caráter qualitativo, utilizou como referencial metodológico a Teoria Fundamentada nos Dados (Grounded Theory). Os dados foram obtidos através de observações não-participantes e entrevistas semi-estruturadas, tendo como atores nove professores de três escolas localizadas no interior dos estados de Minas Gerais e São Paulo, que ministram os cursos de Auxiliar e/ou Técnico de Enfermagem. A análise dos dados possibilitou identificar o processo "VIVENDO EM CONSTANTE CONFLITO", como o cerne da questão pesquisada, já que os professores manifestaram sentimentos e ações ambíguos em relação à sua prática profissional.

educação em enfermagem; docente de enfermagem


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br