Acessibilidade / Reportar erro

Dor no transtorno bipolar: prevalência, características e relação com risco de suicídio* * Artigo extraído da dissertação de mestrado “A dor no paciente com Transtorno Afetivo Bipolar atendido no CAPS Adulto III Paraisópolis”, apresentada ao Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, São Paulo, SP, Brasil.

Objetivo:

conhecer a prevalência e características da dor, verificar como o manejo da dor tem sido realizado pelos serviços de saúde e correlacionar o risco de suicídio com a intensidade da dor dos pacientes com transtorno bipolar.

Método:

estudo observacional com abordagem quantitativa. Participaram do estudo pessoas com transtorno bipolar avaliadas pelo Questionário de Dor McGill-reduzido, Diagrama Corporal, Escala Visual Numérica e a Escala de Ideação Suicida (Beck).

Resultados:

A amostra de 60 participantes foi composta principalmente por mulheres com idade média de 40 anos e tempo médio de tratamento psiquiátrico aproximado de 13 anos. Desses, 83% relataram sentir dor no momento da entrevista. Metade dos participantes indicou que a dor atrapalha a rotina e 80% não receberam cuidado nos equipamentos de saúde. Os principais descritores que qualificam a experiência dolorosa foram: dolorida, em peso e sensível para os descritores sensoriais, cansativo e castigante na categoria afetiva. A tentativa de suicídio foi relatada por 57% dos participantes. Foi observada correlação entre o risco de suicídio e a intensidade da dor. Conclusão: a dor apresentou prevalência elevada. O risco de suicídio foi identificado em mais da metade dos participantes. A intensidade da dor apresentou correlação significativa com o risco de suicídio.

Descritores:
Dor; Manejo da Dor; Transtorno Bipolar; Suicídio; Enfermagem; Saúde Mental


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo Av. Bandeirantes, 3900, 14040-902 Ribeirão Preto SP Brazil, Tel.: +55 (16) 3315-3451 / 3315-4407 - Ribeirão Preto - SP - Brazil
E-mail: rlae@eerp.usp.br