Acessibilidade / Reportar erro

Os paradoxos da razão nas tarefas de investigação e ensino universitário

Resumo

A partir de dados empíricos resultantes da investigação sobre a mudança no perfil dos estudantes universitários no Uruguai, o artigo propõe uma reflexão sobre o desafio de superação dos paradoxos da razão moderna em relação às tarefas de investigação e ensino universitário. O trabalho foi desenvolvido por meio de mensuração sistemática executada desde 2013, através de um questionário respondido por alunos de graduação em Serviço Social da Universidad de la República. Considera os apontamentos históricos sobre as contradições da razão, ilustrados a partir das abordagens da teoria crítica, recuperando o sentido emancipatório de um pensamento questionador dos modelos tecnocráticos e de reabilitação dos impulsos conservadores na educação universitária, em tempos dominados pela superficialidade das aprendizagens profissionais.

Palavras-chave:
Investigação social; Ensino universitário; Massificação da educação superior; Modernidade tardia; Teoria Crítica

Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Curso de Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal de Santa Catarina , Centro Socioeconômico , Curso de Graduação em Serviço Social , Programa de Pós-Graduação em Serviço Social, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil, Tel. +55 48 3721 6524 - Florianópolis - SC - Brazil
E-mail: revistakatalysis@gmail.com