Acessibilidade / Reportar erro

Purificação e caracterização parcial de um fator hemaglutinante (HAF): uma possível adesina de Escherichia coli do tipo aderência difusa (DAEC)

O fator hemaglutinante (HAF) foi extraído e purificado a partir de amostra de Escherichia coli de aderência difusa (DAEC), pertencente ao sorogrupo 0128 de E. coli enteropatogênica clássica (EPEC). O peso molecular do HAF foi estimado cm 18.000 Da usando SDS-PAGE e 66.000 Da empregando Sephadex G 100, o que sugere a estrutura do HAF consistir de 3 a 4 subunidades. O emprego da técnica "gold immunolabeling" com antissoro específico anti-HAF revelou que este fator não é uma estrutura do tipo fímbria na superfície da bactéria. O resultado do teste de imunofluorescência usando HAF purificado em células HeLa, além do fato deste fator estar presente entre os sorotipos de EPEC, sugerem que o HAF seja um possível fator de aderência das amostras de DAEC.


Instituto de Medicina Tropical de São Paulo Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 470, 05403-000 - São Paulo - SP - Brazil, Tel. +55 11 3061-7005 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revimtsp@usp.br