resumo:
Esta pesquisa propõe analisar a distribuição de momentos fletores devido à carga móvel entre longarinas de pontes curvas de concreto armado que passaram por um processo de alargamento da superestrutura. Como principais conclusões foi constatado que a redistribuição de momentos é tanto mais significativa quanto mais elevada for a rigidez dos alargamentos. Ademais também foi observado que a redistribuição induzida pela variação da rigidez está condicionada à posição do carregamento móvel, porém, em geral, resultam na migração de esforços para os trechos mais rígidos, aliviando as longarinas originais. Constatou-se ainda que a variação da curvatura pouco altera a redistribuição de esforços induzida pelo aumento da rigidez no alargamento. Ademais, as divergências entre os resultados do MEF e do Método V-Load para os modelos com rigidez variável não divergiram significativamente daqueles obtidos nos modelos de rigidez constante. Por fim, os Fatores de Modificação (FM) mostraram-se mais sensíveis à variação do raio de curvatura do que à resistência do concreto nos alargamentos.
Palavras-chave:
pontes alargadas; resistência do concreto; cargas móveis; MEF; método V-load