Acessibilidade / Reportar erro

UMA “FAKE NEWS” SETECENTISTA? INVESTIGAÇÃO A RESPEITO DA “CONVERSÃO DOS ÍNDIOS ORIZES” NOS SERTÕES DA BAHIA (C.1710-C.1730)1 1 Artigo não publicado em plataforma de preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referidas no artigo. O autor agradece as generosas sugestões e indicações oferecidas por Carlos Ziller, Márcia Amantino, Eric Carvalho e Luis Henrique Santos. Também é grato pelas trocas de ideias que ocorreram no grupo H_Moderna a respeito do tema “Fake News” na Época Moderna.

AN EIGHTEENTH-CENTURY “FAKE NEWS”? INVESTIGATION REGARDING THE “CONVERSION OF THE ORIZES INDIANS” IN THE HINTERLANDS OF BAHIA (C.1710-C.1730)

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma recente investigação sobre uma narrativa de conversão ocorrida nos sertões da Bahia. De acordo com ela, um padre de nome Eusébio Dias Lassos de Lima, no ano de 1713, converteu os índios Orizes-Procazes, grupo tido como um “dos mais bárbaros e perigosos dos sertões”. Ao cotejarmos documentação de diversos arquivos, inclusive da Torre do Tombo, e analisarmos tal narrativa, foi possível concluirmos que esta notícia publicada em Lisboa no ano de 1716, citada inclusive em várias teses, foi colocada em dúvida, sendo afirmado por coetâneos que tudo não passou de invenção do padre em colaboração com um “editor” lusitano. Apresentamos aqui as intencionalidades, as condições de produção da notícia, e os regimes de verdade que estavam subsumidos nos enunciados dos envolvidos.

Palavras-chave
Índios Orizes; Sertões da Bahia; conversão; notícia falsa; regime de verdade

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br