Acessibilidade / Reportar erro

A NOVA COSMOGRAFIA DA EXPANSÃO PORTUGUESA: O ESMERALDO DE SITU ORBIS (1508) DE DUARTE PACHECO PEREIRA1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. O autor agradece os pareceristas anônimos da Revista de História, bem como o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), especialmente o Prof. Milton Roberto de Castro Teixeira, pelo apoio financeiro que possibilitou a realização desta pesquisa.

THE NEW COSMOGRAPHY OF PORTUGUESE EXPANSION: THE ESMERALDO DE SITU ORBIS (1508)BY DUARTE PACHECO PEREIRA

Resumo

Entre 1505 e 1508, Duarte Pacheco Pereira, explorador e militar português, escreveu o Esmeraldo de situ orbis, um livro de “cosmografia e marinharia”, um dos mais importantes roteiros de viagem de seu tempo, o qual, além de desenhar as fronteiras e rotas comerciais conhecidas na África e no oriente, empenhou-se por traçar, ainda, o esboço de uma crônica sobre as navegações. Este artigo analisa o livro de Pereira, propondo que o autor apresenta uma legitimação política das terras conquistadas, ao mesmo tempo em que rompe com a geografia sacra, tipicamente medieval, e com a geografia mercantilista, típica dos portulanos mediterrâneos, para compor o primeiro roteiro de viagem moderno, expondo o desenho do novo mundo conhecido pelas navegações que vinham mapeando novas terras na África e na Ásia desde o século anterior.

Palavras-chave
Expansão portuguesa; renascimento; roteiro de viagem; cosmografia; Esmeraldo de situ orbis

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br