Acessibilidade / Reportar erro

SABERES DOCENTES MOBILIZADOS EM ADAPTAÇÕES DO MÉTODO ZABA À HISTÓRIA BRASILEIRA FEITAS POR PROFESSORES DE SALVADOR, BAHIA (1871)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e a bibliografia utilizadas são referenciadas.

TEACHING KNOWLEDGE MOBILIZED IN ADAPTATIONS OF THE ZABA METHOD TO BRAZILIAN HISTORY MADE BY TEACHERS IN SALVADOR, BAHIA (1871)

SABERES DOCENTES MOVILIZADOS EN ADAPTACIONES DEL MÉTODO ZABA A LA HISTORIA DE BRASIL HECHAS POR PROFESORES EN SALVADOR, BAHIA (1871)

Resumo

O método Zaba era uma variação do que ficou conhecido, no Ocidente do século XIX, como método mnemônico polonês para o ensino de História Universal, desenvolvido por Antoni Jazwinski nos anos 1820 e modificado por Jozef Bem nos anos 1830. A partir dos anos 1840, outro polonês, Napoleão Félix Zaba, desenvolveu uma versão própria do método e, nas quatro décadas seguintes, deu conferências sobre ele em vários países, inclusive o Brasil. O objetivo deste trabalho é analisar a recepção do método Zaba durante a passagem do seu divulgador pela Bahia, em meados de 1871, quando suas palestras foram assistidas pelo alto escalão da instrução pública da província, por normalistas e professores primários, ensejando tentativas de adaptação e implementação do método à História do Brasil. Buscaremos entender como os dirigentes perceberam a eficácia do método para o ensino de História na Bahia e como professores e normalistas mobilizaram seus conhecimentos e esforços para adaptá-lo ao conteúdo das classes primárias.

Palavras-chave
saberes docentes; ensino de História; método Zaba; materiais didáticos; ensino mnemônico

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br