Acessibilidade / Reportar erro

A MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA LIBERDADE EM SÃO PAULO: DIREITAS, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E GOLPE NO BRASIL, 19641 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia empregadas são referidas no artigo. As pesquisas realizadas para este artigo contaram com financiamento da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), através da concessão de bolsa Jovem Cientista do Nosso Estado (2018-2021) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), através da concessão de uma Bolsa de Produtividade em Pesquisa (2020-2025).

THE MARCH OF FAMILY WITH GOD FOR FREEDOM: RIGHT-WING GROUPS, POLITICAL PARTICIPATION AND COUP D’ETAT IN BRAZIL, 1964

Resumo

Este artigo pretende aprofundar estudos sobre a atuação de grupos e lideranças políticas de direita durante a crise política dos primeiros meses de 1964 que culminou no golpe civil-militar e na instauração da ditadura. Para tanto, elegerei como objeto a Marcha da Família com Deus pela Liberdade ocorrida em São Paulo no dia 19 de março de 1964, a primeira das diversas que ocorreram no país naquele ano. Especificamente, a proposta é estudar os discursos mobilizados por grupos de direita organizados, a partir do estudo de quatro aspectos do repertório político das direitas naquele momento: a evocação do papel da mulher; a articulação do discurso e a prática política cristã; a defesa da democracia e a necessidade de proteger a ordem constitucional. Todos esses aspectos adquiriam certa unidade e congruência pelo forte sentido anticomunista que os atravessavam.

Palavras-chave
Marcha da Família com Deus pela Liberdade; ditadura; golpe; direitas; anticomunismo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br