Acessibilidade / Reportar erro

NO RUMO DOS SERTÕES INEXPLORADOS: A AVENTURA DA BANDEIRA ANHANGUERA DE SÃO PAULO À SERRA DO RONCADOR (1937)1 1 Todas as obras e documentos utilizados na pesquisa e na elaboração do artigo são citados nas notas e na bibliografia. Artigo não publicado em plataforma de preprint.

TOWARD THE UNEXPLORED BACKLANDS: THE ADVENTURE OF THE BANDEIRA ANHANGUERA FROM SÃO PAULO TO SERRA DO RONCADOR (1937)

Resumo

Esse artigo busca descrever e analisar a trajetória da Bandeira Anhanguera, expedição realizada em 1937 sob a liderança de Hermano Ribeiro da Silva. O grupo, que partiu de São Paulo, ambicionava explorar a região localizada à margem esquerda do rio das Mortes, no Brasil central, tida como uma das extensões mais desconhecidas do território nacional. Visando produzir conhecimento científico e realizar contato com os indígenas xavantes, até então refratários ao contato com os brancos, o empreendimento buscou mobilizar a sociedade paulista, e para tal fez intenso uso dos meios de comunicação de massa, sobretudo o rádio e a imprensa escrita. A trajetória do grupo é, assim, reconstituída sumariamente, a partir da cobertura jornalística e dos relatos memorialísticos de três de seus participantes.

Palavras-chave:
Relatos de viagem; Memorialismo; Jornalismo; Expedições exploratórias; Brasil central

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br