Acessibilidade / Reportar erro

CINEMA CIENTÍFICO: A CONSTRUÇÃO DE IMAGENS DA MEDICINA NA PRODUÇÃO DE BENEDITO JUNQUEIRA DUARTE* * Este texto é resultado parcial da pesquisa na modalidade produtividade intitulada “O cinema científico na história das ciências: imagens da medicina na produção de Benedito Junqueira Duarte”, apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Científico - CNPq (processo 307386/20155).

SCIENTIFIC CINEMA: THE DEVELOPMENT OF MEDICINE-RELATED IMAGES IN BENEDITO JUNQUEIRA DUARTE’S WORK

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender o papel desempenhado pelo uso de imagens médicas na produção do cinema documental no Brasil, especificamente na trajetória do documentarista Benedito Junqueira Duarte. O cinema científico foi uma nova experiência visual sobre a qual Duarte construiu parte importante de seu percurso profissional. De 1940 a 1954 os filmes produzidos tiveram como tema principal a cultura nacional, com documentários que se referiam principalmente à educação, em associação com temas de saúde, saúde pública e espaço urbano. De fins dos anos 1950 até fins dos anos 1960, Duarte passou a realizar documentários com médicos de diferentes instituições paulistas e com diferentes laboratórios nacionais e internacionais, com grande repercussão na área da cirurgia cardíaca, momento de consolidação de um novo campo de especialização médica que também se instituía no país.

Palavras-chave
Cinema científico; Benedito Junqueira Duarte; História da medicina; Medicina em São Paulo; Ciências

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br