Acessibilidade / Reportar erro

UMA HISTÓRIA GLOBAL ANTES DA GLOBALIZAÇÃO? CIRCULAÇÃO E ESPAÇOS CONECTADOS NA IDADE MÉDIA1 1 Todas as fontes e toda a bibliografia empregada são referidas no artigo, não publicado previamente em plataforma de preprint. Agradeço aos meus colegas Adrien Bayard, Carolina Gual e Flavia Galli, cujas reflexões sobre espaço e circulação contribuíram para a elaboração deste artigo.

A GLOBAL HISTORY BEFORE GLOBALIZATION? CIRCULATION AND CONNECTED SPACES IN THE MIDDLE AGES

Resumo

A História Global costuma ser definida como a análise da globalização econômica, cultural, tecnológica, bem como dos processos que lhe são associados: a emergência de uma sociedade de consumo planetária, a exploração do espaço, a ameaça nuclear, os riscos tecnológicos, os problemas ambientais etc. É evidente que, nessa acepção, a História Global não se adequa ao estudo das sociedades pré-modernas. Os fenômenos, desafios e ameaças que ocupam aqueles que adotam a História Global no estudo das sociedades anteriores ao século XVII não são os mesmos aos quais se interessam os estudiosos da Globalização. O objetivo deste artigo é discutir as possibilidades e os limites da História Global para o estudo das sociedades anteriores ao processo de Globalização.

Palavras-chave:
História Global; História Conectada; Idade Média; circulação; espaço

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br