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“ESSE FANTASMA LISONJEIRO E PERNICIOSO EU (TÀ)”: UMA ANÁLISE DE ESCRITOS DE IPPOLITO DESIDERI SOBRE O BUDISMO TIBETANO (1717-1721)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Este trabalho não teria sido possível sem o financiamento da CAPES, via bolsa PNPD, entre 2014-2019 (88882.315414/2019-01). Também foram fundamentais a leitura e as sugestões de Rômulo Ehalt e de Cláudio Corrêa, além das generosas contribuições de Adone Agnolin, a quem devo um agradecimento especial.

“THAT FLATTERING AND PERNICIOUS GHOST I (TÀ)”: AN ANALYSIS OF IPPOLITO DESIDERI’S WRITINGS ON TIBETAN BUDDHISM (1717-1721)

Resumo

Entre 1717 e 1721, o jesuíta Ippolito Desideri esteve entre monges no Tibete. Lá, entrou em contato com importantes obras que compõem a escola budista Madhyamaka, como os escritos de Nagarjuna e suas ideias sobre vacuidade ou existência interdependente. Com o propósito de refutar as premissas metafísicas do budismo e converter os lamas, Desideri produziu uma série de escritos, dos quais dois serão aqui analisados: A origem dos seres viventes e de todas as coisas e A Notícia Histórica do Tibete. Objetiva-se, a partir de tais textos e do renovado olhar filosófico e historiográfico que os trabalhos de Desideri vêm recebendo, historicizar a concepção ocidental da existência enquanto experiência de uma consciência singularizada associada a uma determinada noção de “eu”. Do ponto de vista teórico-conceitual, parte-se das ideias do antropólogo e historiador Ernesto de Martino (1908-1965).

Palavras-chave
Companhia de Jesus; budismo; Tibete; Nagarjuna; vacuidade

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