Acessibilidade / Reportar erro

O INSULTO COMO EVIDÊNCIA DA NARRATIVA POLÍTICA: O ESPECTRO DA CORRUPÇÃO EM ANTAPODOSIS (C.962)1 1 Artigo não publicado em plataforma preprint. Todas as fontes e bibliografia utilizadas são referenciadas no artigo. Gostaria de agradecer a Henrique Modanez de Sant’Anna pela ajuda bibliográfica e a Maria Filomena Coelho e André Gustavo de Melo Araújo pela leitura do manuscrito e pelas valiosas sugestões. Agradeço igualmente aos pareceristas selecionados pela Revista de História.

INSULT AS EVIDENCE OF THE POLITICAL NARRATIVE: THE SPECTER OF CORRUPTION IN ANTAPODOSIS (C.962)

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a Antapodosis, obra redigida por Liutprando de Cremona e um dos mais conhecidos documentos latinos do século X EC. O objetivo consiste em explorar o eventual significado histórico atrelado à configuração narrativa que registra a ocorrência do insulto em acontecimentos históricos envolvendo as elites imperiais. Os resultados apresentados decorrem de uma pesquisa conduzida como um estudo de Análise do Discurso. Aplicando procedimentos metodológicos e diretrizes conceituais estipulados por Michel Pêcheux e Françoise Gadet, este artigo articula a hipótese de que os registros sobre insulto funcionassem como uma figura temporal inscrita no interior de um discurso sobre “corrupção” marcado por relevantes estratégias textuais e implicações ideológicas no âmbito da política imperial do século X latino.

Palavras-chave
História da corrupção; insulto; Antapodosis; história política; século X

Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Departamento de História Av. Prof. Lineu Prestes, 338, 01305-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3091-3701 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@usp.br