Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do comportamento do ponto cefalométrico centróide em pacientes antes e após o pico de crescimento da puberdade

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi utilizar telerradiografias lateriais de pacientes antes e depois do pico de crescimento, e realizar sobreposições de desenhos cefalométricos para avaliar o comportamento do ponto Centróide, o centro geométrico da face.

Métodos:

Foram selecionadas telerradiografias de norma lateral de 40 pacientes tomadas antes e depois de seu pico de puberdade do acervo de Ortodontia do Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, na cidade de Campinas. As estruturas e traçados cefalométricos devidamente desenhados, foram sobrepostos tendo como referência estável o plano palatal e a linha perpendicular a esta que passe pelo ponto mais posterior da fossa pterigomaxilar. Em seguida foi medida a distância entre os dois pontos centroides (antes e após o pico de puberdade) por meio de paquímetro digital tanto no sentido horizontal quanto no vertical. O plano palatal (eixo x) e a linha perpendicular a esta que passe pelo ponto mais posterior da fossa pterigomaxilar (eixo y) foram escolhidos por sofrerem mínimas alterações nas suas direções durante o crescimento.

Resultados:

Não foi observada diferença estatisticamente significante na localização dos pontos Centróides em ambos os eixos X e Y (p>0,05) quando comparou-se os traçados antes e depois do pico de crescimento, mostrando uma alteração, em média, no posicionamento de 0,36mm no Eixo X e 0,37mm no Eixo Y.

Conclusão:

Assim, este ponto pode ser utilizado como referência estável para avaliação do crescimento craniofacial nas sobreposições.

Termos de indexação
Cefalometria; Crescimento; Ortodontia

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br