Acessibilidade / Reportar erro

A percepção de profissionais de saúde relacionada à importância do cirurgião dentista na Unidade de Terapia Intensiva

RESUMO

Objetivo

Avaliar a percepção dos profissionais de UTI sobre a importância do cirurgião-dentista em Unidade de Terapia Intensiva.

Método

Pesquisa descritiva, abordagem quanti-qualitativa. Participaram 22 pessoas com idade a partir de 22 anos que trabalham nas UTIs de hospitais particulares do município de Teresina-PI. A produção dos dados foi realizada através de entrevistas em profundidade em sala reservada da unidade no período de 01 a 22 de março de 2018. Utilizou-se um instrumento semiestruturado dividido em duas partes: caracterização dos participantes e perguntas abertas e fechadas sobre a temática. Os dados foram processados com suporte do software IRAMUTEC e analisados por meio da Classificação Hierárquica Descendente. A pesquisa teve aprovação de um Comitê de Ética e Pesquisa com o parecer número 2516806.

Resultados

Foram identificadas 22 unidades de textos elementares, a partir 68 segmentos de textos. Foram registradas 2337 ocorrências, com aproveitamento de 75% do corpus total. Os resultados apresentam-se em dois eixos: Eixo 1 - Diagnóstico e instalação medidas de controle das infecções bucais na UTI, divido em três classes: classe 4, 5, 1. Eixo 2- Aspectos conceitos sobre as infecções em UTI vinculadas a importância do CD, foi divido em três classes: Classe 2,3, 6.

Conclusão

O estudo concluiu que os profissionais evidenciam a importância do CD na equipe multidisciplinar das UTIs para assegurar tratamento global e integral do paciente, promovendo a possibilidade de um diagnóstico preciso, adequada prevenção, prognóstico e melhora na qualidade de vida desses indivíduos.

Termos de indexação
Odontologia; Unidade de Terapia Intensiva; Higiene bucal

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br