Acessibilidade / Reportar erro

Ações de saúde frente ao câncer bucal na atenção básica do nordeste brasileiro

RESUMO

Objetivo:

Descrever as ações em saúde bucal frente ao câncer de boca promovidas pelas Equipes de Saúde da Atenção Básica do nordeste brasileiro.

Métodos:

Estudo descritivo e inferencial a partir de dados referentes à detecção, encaminhamento, registro, acompanhamento e documentos comprovatórios relacionados a estas ações relativos ao 1º e 2º Ciclo de Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica. Os dados foram analisados pelos testes Qui-Quadrado e McNemar (?=0,05).

Resultados:

Foram avaliadas 5.559 e 7.700 equipes, respectivamente, nos 1º e 2º ciclos, sendo, a maior e menor concentração na Bahia/Maranhão e Bahia/Sergipe. 58,9%/79,7% das Equipes realizam campanhas para detecção de lesões bucais e encaminham os casos suspeitos de câncer de boca. Além disso, 43,9%/23% delas registram e acompanham os casos suspeitos/confirmados e apenas 20,7%/16,2% possuem documentos que comprovem esses registros, nos respectivos ciclos. Houve significância estatística nas comparações das ações e os ciclos de avaliação (p ? 0,01).

Conclusão:

As Equipes de Saúde na região nordeste necessitam melhorar as ações referentes à detecção, encaminhamento, registro, acompanhamento e documentos comprovatórios em saúde bucal frente ao câncer de boca.

Termos de indexação
Saúde da família; Serviços de saúde; Acessos aos serviços de saúde; Saúde bucal; Neoplasias bucais

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br