Acessibilidade / Reportar erro

Bruxismo do sono em crianças e sua relação com características clínicas e do sono: estudo transversal

RESUMO

Objetivo:

Este estudo avaliou a prevalência do bruxismo em crianças e sua associação a características clínicas e do sono.

Métodos:

A amostra foi constituída por 239 crianças, de 7 a 10 anos de idade, provenientes de uma escola pública e uma privada de São Luís (MA). O bruxismo foi investigado por meio do relato dos pais quanto a sons de ranger de dentes durante o sono, qualidade do sono e aspectos clínicos intra e extrabucais relacionados ao agravo. Foi realizada análise descritiva e aplicado os testes c2 de Pearson, c2 de Tendência Linear e Exato de Fisher, ao nível de significância de 5%.

Resultados:

A prevalência de bruxismo foi de 19,7%. Das crianças que apresentaram bruxismo, 17% tinham qualidade do sono ruim, 44,1% dormiam até 9 horas por noite, 82,2% tinham sonolência diurna e 17,9% se sentiam cansadas ou com dor nos músculos da face ao acordar.

Conclusão:

Com base nos achados, a prevalência de bruxismo do sono foi significativa. Não foi observada associação com os fatores investigados, embora a sonolência diurna tenha sido a característica mais prevalente.

Termos de indexação
Crianças; Prevalência; Bruxismo do sono

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br