Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação da microinfiltração de lesões de cárie dentinárias seladas com resina flow e restauradas com resina microhíbrida

RESUMO

Objetivo:

Avaliar o selamento de cavidades de lesões de cárie oclusais em dentina, reproduzidas in vitro, com resina flow comparando com restaurações em cavidades com dentina hígida utilizando resina composta microhíbrida.

Métodos:

Foram selecionados 27 molares decíduos hígidos, realizadas cavidades de aproximadamente 2 mm na região de fossa e fissura da face oclusal de cada dente, impermeabilização e divisão em 2 grupos aleatoriamente: grupo I foram submetidos ao desafio cariogênico e selamento oclusal com resina flow. Os dentes do grupo II foram restaurados com resina composta microhíbrida. Os dentes foram imersos em azul de metileno a 5% durante 8 horas a 37 ° C e lavados até que todo o corante fosse removido da superfície. Os dentes foram seccionados no sentido mesio-distal. A penetração do corante foi avaliada: 0- nenhuma penetração; 1- a penetração de corante até 1/3 da restauração; 2- a penetração de corante até 2/3 da restauração profundidade; 3- penetração de corante para a parede pulpar. Os resultados foram analisados pelo programa Biostat 4.0. Foi feita análise descritiva e a moda entre os examinadores submetidas ao teste de Mann-Whitney.

Resultados:

Não houve diferença significante na microinfiltração entre restauração realizada em dentina hígida com resina composta microhíbrida ou a manutenção da dentina infectada em dentes decíduos selados com resina flow (p=0.6035).

Conclusão:

A remoção ou não do tecido cariado, assim como o material utilizado, não influenciou na infiltração marginal de molares decíduos selados com resina composta microhíbrida e resina flow.

Termos de indexação:
Cárie dentária; Dente decíduo; Infiltração dentária; Azul de metileno; Odontopediatria

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br