Acessibilidade / Reportar erro

Trauma dental e o impacto na qualidade de vida de escolares da rede pública em uma cidade no sul do Brasil

RESUMO

Objetivo:

Estudar o impacto do trauma dental na qualidade de vida relacionada a saúde oral entre escolares brasileiros.

Métodos:

Foi realizado estudo transversal envolvendo uma amostra representativa de escolares (n = 435), em uma cidade no sul do Brasil. Os dados sobre trauma dental foram coletados através de exames orais utilizando os critérios do O’Brien (1993), restritas a fraturas dentais e avulsões. A versão brasileira dos impactos no desempenho diário (OIDP) foi utilizado para recolher dados sobre o impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal. O teste do qui-quadrado foi utilizado para a análise bivariada com níveis de significância de p <0,05. As razões de prevalência (RP) e intervalos de confiança (95%) foram estimados utilizando regressão de Poisson log-linear com um estimador robusto.

Resultados:

A prevalência de trauma dental foi de 7,2%, e foi associado com as seguintes dimensões: realização de atividades cotidianas [(RP = 3,52 (IC 95%, 1,06-11,75)] (p = 0,040), e falar [(PR = (IC 95%, 1,24-10,86) 3,67] (p = 0,019) após o ajuste para sexo, idade, cárie dentária e maloclusão.

Conclusão:

A prevalência de traumatismo dentário encontrado entre esta população era baixa, mas significativamente associada à qualidade relacionada à saúde bucal de vida.

Termos de indexação:
Saúde da criança; Avaliação em saúde; Qualidade de vida; Inquéritos e questionários; Traumatismos dentários

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br