Acessibilidade / Reportar erro

Utilização de serviços odontológicos por usuários dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas da Região Metropolitana de Vitória, ES

RESUMO

Objetivo

A utilização dos serviços odontológicos no Brasil ocorre de forma desigual, apesar dos esforços para que o sistema de saúde seja universal e igualitário. Objetivou-se verificar a prevalência de utilização dos serviços odontológicos e suas associações em usuários de substâncias psicoativas dos Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas da região Metropolitana de Vitória, ES.

Métodos

Realizou-se um estudo transversal com 280 participantes. A coleta dos dados se deu com cinco roteiros, um para os dados demográficos e percepção de saúde, outro para saúde bucal, o Oral Health Impact Profile, o Alcohol Smoking and Substance Involvement Screening Test e o World Health Organization Quality of Life. Os dados foram organizados em tabelas de frequência. A comparação do uso, frequência do uso de drogas e qualidade de vida com os fatores demográficos foi testada com o teste de Fisher. A força de associação foi verificada com o Odds Ratio.

Resultados

A prevalência da utilização dos serviços odontológicos foi de 32,14% e indivíduos com alto risco para dependência em crack foram 2,3 vezes mais propensos a não terem utilizado serviços odontológicos nos últimos 6 meses.

Conclusão

A população estudada apresentou uma boa taxa de utilização dos serviços odontológicos e indivíduos com maior risco para dependência em crack utilizaram menos os serviços odontológicos.

Termos de indexação
Assistência Odontológica; Usuários de drogas; Saúde bucal

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br