Acessibilidade / Reportar erro

Tratamento da hiperplasia do processo coronoide de mandibular em adultos: análise de 42 relatos da literatura e caso ilustrativo

RESUMO

Objetivo:

O objetivo deste estudo foi revisar a literatura e comparar diferentes métodos de tratamento cirúrgico para hiperplasia do coronoide, além de relatar um caso clínico de hiperplasia coronoide unilateral tratada por coronoidectomia pelo acesso intraoral.

Métodos:

A revisão eletrônica crítica da literatura foi feita selecionando artigos publicados nos últimos 20 anos sobre o tratamento da hiperplasia do coronoide em adultos nas bases de dados PubMed, Medline, Scielo e Lilacs com os termos coronoid hyperplasia OR coronoid elongation AND treatment OR management. Os dados foram extraídos para análise.

Resultados:

Foram selecionados 24 artigos. Incluindo um total de 42 pacientes, dentre eles 69% eram pacientes do sexo masculino e 81% foram acometidos bilateralmente. O grupo etário com a maior prevalência compreendeu de 20 a 30 anos. Sessenta e nove por cento dos pacientes foram tratados com coronoidectomia e 26,2% com coronoidotomia, a maioria (83,3%) com acesso intra-oral. Nenhum caso teve complicações cirúrgicas relatadas e 71,4% foram submetidas à fisioterapia após a cirurgia. Em relação aos resultados, 83,3% foram considerados satisfatórios, e 11,9% insatisfatórios.

Conclusão:

A grande maioria dos casos que trouxeram resultados significativos na melhora da abertura bucal pré e pós-operatória foram tratados pela coronoidectomia, demonstrando ser um tratamento cirúrgico eficiente e seguro para a hiperplasia do coronoide.

Termos de indexação
Adulto; Hiperplasia; Mandíbula

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br