Acessibilidade / Reportar erro

Candida na cavidade oral de indivíduos pediátricos com LLA e sua susceptibilidade à nistatina e à anfotericina B

RESUMO

Objetivo:

o objetivo deste estudo foi avaliar a prevalência e colonização de Candida na cavidade oral de indivíduos pediátricos com leucemia linfocítica aguda (LLA) e sua susceptibilidade/resistência à nistatina e à anfotericina B.

Métodos:

estudo transversal observacional com abordagem descritiva e analítica. A saliva foi coletada de 40 indivíduos diagnosticados com LLA e de 40 indivíduos saudáveis, como grupo comparativo, combinados por idade e sexo com o grupo LLA. A idade média para ambos os grupos foi de 8 anos de idade. O isolamento e a identificação das espécies de Candida foram realizados utilizando o CHROMagarCandidaTM e confirmados pela reação em cadeia da polimerase. As amostras foram submetidas a susceptibilidade antifúngica por meio de ensaio de microdiluição para nistatina e anfotericina B. As alterações salivares e a mucosite oral induzida por quimioterapia foram avaliadas utilizando o Guia de avaliação modificada.

Resultados:

A positividade para Candida foi superior aos indivíduos in situ (32,5%, 13/40) do que em um grupo comparativo (2,5%, 1/40) (p <0,001). Candida albicans foi a cepa mais prevalente (86,6%). A mucosite foi diretamente associada à colonização positive por Candida (p = 0,017) no grupo LLA, mas não relacionada com alterações salivares (p = 0,479). Seis estirpes de C. albicans (54,5%), no grupo LLA, eram resistentes à nistatina e todas as cepas não eram suscetíveis à anfotericina B.

Conclusão:

A colonização por Candida foi associada à condição LLA e à mucosite oral nesses indivíduos. C. albicans era a cepa predominante e a maioria das amostras eram resistentes aos agentes antifúngicos testados, nistatina e anfotericina B.

Palavras-chaves
Candida; Leucemia-linfoma linfoblástico de células precursoras; Prevalência

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br