Acessibilidade / Reportar erro

Saúde bucal de neonatos: percepção das mães sobre a frenotomia lingual realizada em um hospital universitário

RESUMO

Objetivo:

Conhecer a percepção de mães de neonatos sobre a frenotomia lingual, realizada por um programa de atenção odontológica de um hospital universitário do Paraná.

Métodos:

Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, desenvolvida junto a mães de recém-nascidos e cujos filhos sofreram o procedimento de frenotomia lingual durante a internação materna (n=09). Os dados foram coletados por meio de entrevista em grupo focal e analisados conforme a técnica de análise de conteúdo.

Resultados:

Identificou-se cinco núcleos temáticos atrelados a frenotomia lingual em bebês: ‘impressões maternas frente a indicação profissional’; ‘julgamento da família’; ‘necessidade de realização da frenotomia’; ‘sentimentos após a realização da frenotomia’; ‘alterações no comportamento do bebê’. As principais impressões maternas estavam atrelados ao medo e sofrimento relacionadas à reação dos bebês. Quanto à necessidade de realização da frenotomia lingual, as opiniões intrínsecas foram inicialmente divergentes, entretanto, todas evidenciaram que o procedimento era indispensável ao seu bebê, principalmente para a fala. Após a realização da frenotomia, as mães relataram bem-estar pela melhoria na fisiologia lingual e qualidade de vida dos bebês, com ênfase na amamentação e melhora no comportamento do bebê.

Conclusão:

Os resultados alcançados são encorajadores para gestores de hospitais considerarem, em seus protocolos clínicos, a técnica da frenotomia lingual em recém-nascidos, com vistas à facilitação do acesso de mães ao procedimento, à qualificação da amamentação materna e à consequente ampliação do vínculo maternoinfantil.

Termos de indexação
Neonatologia; Saúde bucal; Percepção social

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br