Acessibilidade / Reportar erro

Interrupção do hábito de sucção de chupeta e autocorreção da mordida aberta anterior na dentição decídua: relato de casos

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a eficácia de estratégias lúdicas para interrupção do hábito de sucção de chupeta e a autocorreção da mordida aberta anterior na dentição decídua.

Métodos:

A coleta dos dados ocorreu na clínica de Odontopediatria de uma instituição pública de ensino. Participaram 03 crianças, de 3-4 anos de idade, em uso de chupeta e apresentando mordida aberta anterior. Foi efetuada orientação para conscientização da família e estratégias lúdicas para a criança, com um livro ilustrado sobre a fada da chupeta.

Resultados:

Após primeiro atendimento, duas crianças interromperam o hábito de chupeta. As consultas seguintes foram para reforço positivo e acompanhamento da autocorreção da mordida aberta anterior. A terceira criança necessitou de quatro atendimentos para interromper o hábito da chupeta, porém outros hábitos persistiram e a correção da mordida aberta ocorreu após intervenções da equipe multidisciplinar.

Conclusão:

Após orientação profissional, os pais/responsáveis colaboraram para estimular a criança e os recursos lúdicos foram eficientes para incentivar a criança a interromper a sucção de chupeta, possibilitando autocorreção da mordida aberta anterior. Uso de mamadeira, interposição lingual e respiração bucal podem dificultar a correção espontânea desta má oclusão após abandono da chupeta, sendo necessária intervenção multidisciplinar.

Termos de indexação
Chupetas; Má Oclusão; Criança

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br