Acessibilidade / Reportar erro

Autopercepção de idosos sobre a reabilitação com próteses dentárias

RESUMO

Objetivo:

Analisar a autopercepção que os idosos têm sobre a reabilitação com suas próteses dentárias totais uni ou bimaxilares.

Métodos:

Aplicou-se um formulário para investigar as variáveis sociodemográficas, econômicas e médico-odontológicas dos usuários, um questionário para avaliar o nível de satisfação dos pacientes com seus aparelhos protéticos, outro para investigar a qualidade técnica das próteses, do ponto de vista estético-funcional, e o Oral Health Impact Profile (OHIP-14), para averiguar o impacto da reabilitação protética na qualidade de vida dos usuários.

Resultados:

A maioria dos participantes (65,2%) utilizava prótese total dupla, relatava insatisfação durante a mastigação, os aparelhos protéticos inferiores apresentavam qualidade técnica insatisfatória para os requisitos de retenção (69,6%) e estabilidade (69,6%). As queixas dos idosos estavam relacionadas, predominantemente, aos domínios “dor física” e “incapacidade física”. Houve associações significativas entre a satisfação geral com a prótese em uso, a qualidade técnica geral das mesmas e os domínios do OHIP-14.

Conclusão:

As queixas dos pacientes estavam relacionadas com dificuldades na capacidade de mastigar, falar e com a retenção e o conforto das próteses totais inferiores. A qualidade técnica dessas próteses, do ponto de vista estético-funcional, apresentava retenção e estabilidade comprometidas. Os aparelhos protéticos considerados insatisfatórios causaram impactos negativos na qualidade de vida dos usuários, sobretudo, no conforto durante as refeições, o qual estava relacionado à dificuldade na mastigação e deglutição. A associação entre os instrumentos utilizados no estudo fornece ferramentas importantes para a atuação do cirurgião-dentista, além de possibilitar um planejamento mais adequado nos serviços de saúde bucal oferecidos à população.

Termos de indexação
Prótese total; Qualidade de vida; Satisfação do paciente

Faculdade São Leopoldo Mandic R. José Rocha Junqueira, 13, 13045-755 Campinas/SP Brasil, Tel.: (55 19) 3211-3689 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: contato@revistargo.com.br