Acessibilidade / Reportar erro

Existir como ser-cardiopata-que-desenvolve-lesão-por-pressão: compreensão em Martin Heidegger

RESUMO

Objetivo:

Compreender, a partir do pensamento fenomenológico de Martin Heidegger, o Ser que vivencia uma coronariopatia e desenvolve uma lesão por pressão.

Método:

Qualitativo, com base nos pressupostos de Martin Heidegger. Participaram nove depoentes e tais dados foram analisados com base na compreensão vaga e mediana, bem como na hermenêutica compreensiva.

Resultados:

Foram reveladas as seguintes unidades de significado: vivenciar dificuldades; enfrentar tratamento da lesão por pressão; desconhecer o adoecimento cardíaco; receber apoio de familiares e amigos; vivenciar mudanças advindas do adoecimento; e manter a fé em Deus. Apreendido o viver num cotidiano inautêntico, no falatório, na curiosidade e na ambivalência. Aprisionados ao vigor de ter sido, vivem na angústia, amparadas na fé em Deus, sendo-com-os-outros em um movimento de prestimosidade.

Conclusão:

O duplo fenômeno facticial estudado levou os sujeitos a vivenciar modos de ser que devem ser foco de atenção do enfermeiro e da equipe de saúde em seu processo de cuidar. Denota a necessidade de a enfermagem refletir acerca deste vivido e incorporar, na sua prática clínica, um cuidado que alcance a existencialidade humana.

Palavras-chave:
Cuidados de enfermagem; Cardiopatias; Lesão por pressão; Pesquisa qualitativa; Hospitalização; Estomaterapia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br