Acessibilidade / Reportar erro

Crescimento espiritual, senso de coerência e autoeficácia de cuidadores familiares de pessoas com deficiência

RESUMO

Objetivo:

Analisar o crescimento espiritual dos cuidadores familiares de pessoas com deficiência grave que residem no Distrito Metropolitano de Quito e identificar os fatores cognitivo-afetivos, as características bio-socio-culturais e características do cuidado que o modelam.

Método:

Estudo transversal, realizado durante o segundo semestre de 2021, amostra probabilística de 223 cuidadores residentes em Quito-Equador. Foram aplicadas estatísticas descritivas, coeficientes de correlação e regressão.

Resultados:

49,8% perceberam um alto crescimento espiritual. Isso se correlacionou com a dimensão gerencial do senso de coerência e com a autoeficácia do cuidado. Alguns fatores cognitivo-afetivos, características bio-socio-culturais e características do cuidado explicaram 25% de sua variação.

Conclusão:

Os resultados mostraram uma prática frequente de ações que promovam o crescimento espiritual, a autoeficácia do cuidado é destacada como importante fator de proteção, esses resultados podem servir de base para o planejamento de intervenções voltadas à avaliação e desenvolvimento do crescimento espiritual em busca de uma vida saudável estilo de vida nesta população vulnerável.

Palavras-chave:
Cuidadores; Espiritualidade; Senso de coerência; Autoeficácia; Estilo de vida; Promoção da saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br