Acessibilidade / Reportar erro

Violências contra as mulheres divulgadas na mídia durante a pandemia de Covid-19

RESUMO

Objetivo:

Descrever as situações de violência contra mulheres na pandemia de Covid-19 divulgadas na mídia.

Método:

Pesquisa documental, qualitativa, em ambiente virtual, realizada com 39 reportagens divulgadas no jornal O Globo e portal Universo On-line ,entre março de 2020 a julho de 2021, em Salvador - BA. A organização dos dados seguiu as etapas da análise de conteúdo, com discussão fundamentada na literatura científica.

Resultados:

No processo de análise foram organizados quatro núcleos de sentido: o isolamento social denuncia situações de violência doméstica; Crise econômica e portas fechadas: justifica mais violências?; Ferramentas disponíveis para o rompimento da violência contra mulher: o que muda com a pandemia?; O gênero e a cor da violência na pandemia.

Considerações finais:

A mídia divulgou dados alarmantes sobre a intensificação e susceptibilidade das mulheres aos diversos tipos e situações de violência, principalmente durante o isolamento social, na pandemia de Covid-19.

Palavras-chave:
Enfermagem; Meios de comunicação de massa; Mulheres; Violência de gênero; COVID-19; Isolamento social

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br