Acessibilidade / Reportar erro

A liderança na perspectiva de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família

RESUMO

Objetivo:

Compreender a percepção da liderança no processo de trabalho e promover sua discussão no âmbito da Estratégia Saúde da Família.

Método:

Pesquisa de abordagem qualitativa guiada pelo referencial da pesquisa-ação, com participação de 15 enfermeiros no interior de São Paulo. Os dados foram coletados no ano de 2015 em duas etapas interdependentes, entrevistas e intervenção-ação, e processados pelo referencial metodológico da análise de conteúdo e do arcabouço teórico acerca do gerenciamento em enfermagem.

Resultados:

Os enfermeiros apresentaram suas concepções de liderança e os desafios inerentes à prática: formação para liderança, sobreposição da assistência e gerência, e cobranças advindas da gestão. Com a discussão de problemáticas comuns e aprendizagem entre pares construiu-se uma concepção de liderança transformacional.

Considerações Finais:

Os estilos comum e comportamental influenciam a concepção de liderança, mobilizando as atitudes dos enfermeiros no processo de trabalho, o que indica a necessidade de investimento na formação dos profissionais e dos serviços nessa temática.

Palavras-chave:
Enfermagem de atenção primária; Liderança; Administração de serviços de saúde

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br