Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade do Arco de Maguerez no ensino de enfermagem sobre cateterismo vesical: estudo quase-experimental

RESUMO

Objetivo

Avaliar a efetividade do Arco de Maguerez no ensino de acadêmicos de enfermagem sobre o Cateter Vesical de Demora.

Método

Estudo quase-experimental realizado em universidade pública no nordeste brasileiro, com 29 discentes, em grupo único, no período de outubro de 2018. Os dados foram coletados antes e depois da utilização do Arco de Maguerez em intervenção educativa, a partir de instrumentos validados, referentes ao conhecimento e prática. Foi utilizado o software IBM SPSS Statistics versão 24 para análise estatística. O nível de significância adotado foi de 5% e o intervalo de confiança de 95%. A análise dos dados ocorreu a partir do teste de McNemar e Mann-Whitney.

Resultados

A mediana de acertos do conhecimento foi de 7, no pré-teste, e 9 no pós-teste (p>0,001). Em relação à prática, no pré-teste a mediana de acertos foi de 28 e, no pós-teste, passou para 36, p>0,001. Os acadêmicos expuseram que a tecnologia do AM baseada na problematização de caso clínico fictício tornou o aprendizado sobre Cateterismo Vesical de Demora claro e factível.

Conclusão

O Arco de Maguerez foi efetivo para melhorar o conhecimento e a habilidade dos acadêmicos de enfermagem, referentes ao Cateterismo Vesical de Demora.

Palavras-chave
Enfermagem; Cateterismo urinário; Estudantes de enfermagem; Materiais de ensino; Tecnologia educacional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br