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Construção e validação de cartilha educativa para prestação de cuidados às vítimas de ofidismo

RESUMO

Objetivo:

Descrever o processo de construção e validação de uma cartilha educativa para a prestação de cuidados às vítimas de ofidismo.

Métodos:

Pesquisa metodológica do processo de construção e validação de uma cartilha educativa. A construção foi desenvolvida a partir do referencial teórico de Echer, sendo a validação realizada por treze juízes, de janeiro a abril de 2019. Os itens avaliados foram: estrutura e aparência; objetivos e relevância, utilizando-se da escala tipo Likert. Para a análise da validação, utilizou-se o Índice de Validade de Conteúdo (IVC), com recomendação de ponto de corte superior a 0,78.

Resultados:

A cartilha continha os itens Apresentação, Acidentes Ofídicos: O que são, Incidência no Brasil, Santa Casa de Sobral, Tipos de Gêneros, Sinais e Sintomas, Prevenção, Condutas Imediatas, Gravidade e Tratamento, Cuidados Intra-hospitalar, e por fim as Referências. Nenhum dos itens avaliados apresentou valor abaixo da concordância mínima adotada. A média global do IVC foi de 0,94, ratificando a validação da cartilha junto aos juízes. Os avaliadores também realizaram sugestões, as quais foram acatadas.

Conclusões:

A construção do material clarificou as melhores estratégias de cuidado e prevenção, sendo seus objetivos, sua aparência, estruturação e relevância considerados concordantes a partir da validação.

Palavras-chave:
Mordeduras de serpentes; Tecnologia educacional; Estudo de validação

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