Acessibilidade / Reportar erro

Características socioeconômicas e qualidade de vida de idosos urbanos e rurais com doenças cardíacas

Objetivo:

comparar as variáveis socioeconômicas e os escores de qualidade de vida (QV) de idosos com doenças cardíacas residentes nas zonas urbana e rural.

Método:

inquérito domiciliar com 829 idosos urbanos e 220 rurais. Os dados foram coletados utilizando-se: Questionário Brasileiro de Avaliação Funcional e Multidimensional, WHOQOL-BREF e WHOQOL-OLD. A coleta na zona urbana foi de junho a dezembro de 2008, e na rural, de junho de 2010 a março de 2011. Utilizaram-se testes qui-quadrado, t-Student e regressão linear múltipla (p<0,05).

Resultados:

a proporção de mulheres e idosos com 75 anos e mais foi superior na zona urbana. Observaram-se menores escores entre idosos urbanos nos domínios físico e relações sociais e facetas autonomia, atividades passadas, presentes e futuras e intimidade; para os rurais, no meio ambiente, funcionamento dos sentidos e morte e morrer.

Conclusão:

idosos da zona urbana apresentaram menores escores de QV em mais domínios e facetas comparados aos rurais.

Idoso; População rural; População urbana; Qualidade de vida; Doenças cardiovasculares; Atenção à saúde


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br