Acessibilidade / Reportar erro

Correspondência dos registros de enfermeiros e fisioterapeutas para pacientes ortopédicos com a Nursing Outcomes Classification

RESUMO

Objetivo:

Avaliar a correspondência entre os termos encontrados nos registros de enfermeiros e fisioterapeutas para pacientes ortopédicos com a Nursing Outcomes Classification (NOC).

Método:

Estudo descritivo realizado em um hospital universitário. A amostra foi de 392 evoluções para 49 pacientes submetidos à Artroplastia Total de Quadril (ATQ). A coleta de dados foi retrospectiva em prontuário eletrônico. Os dados foram analisados e comparados com os resultados da NOC, segundo o método de mapeamento cruzado.

Resultado:

Identificaram-se 10 resultados da NOC, sendo os mais prevalentes: Ocorrência de quedas, Mobilidade e Nível de dor. Houve compartilhamento de resultados entre as duas categorias, com exceção da Ocorrência de quedas e Estado respiratório.

Conclusão:

Padronizar os registros de enfermeiros e fisioterapeutas segunda a NOC pode aprimorar a qualidade da documentação clínica dos resultados dos pacientes submetidos à ATQ.

Palavras-chave:
Processo de enfermagem; Enfermagem ortopédica; Avaliação de resultados em cuidados de saúde; Fisioterapia; Ortopedia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br