Acessibilidade / Reportar erro

Estágio de administração em enfermagem: repercussões para a equipe em unidades clínico-cirúrgicas

Práctica de administración de enfermería: repercusiones para el equipo en las unidades clínica quirúrgicas

RESUMO

Objetivo

Conhecer as percepções de enfermeiros e técnicos de enfermagem de um hospital universitário sobre o processo interativo com estagiários de administração em enfermagem.

Método

Estudo qualitativo, exploratório, descritivo, mediante 11 entrevistas semiestruturadas com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de unidades clínico-cirúrgicas. As informações, coletadas entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014, foram submetidas à análise temática e discutidas à luz de Pichon-Rivière.

Resultados

Agrupados em três categorias: Acadêmicos e equipe de enfermagem: interação que pode propiciar aprendizado, ajuda mútua e satisfação; Apesar da pré-tarefa, o trabalho tem que continuar; e, Equipe de enfermagem: a facilitadora do estágio.

Conclusões

O início da convivência é repleto de ansiedades básicas, mas é no movimento de elaborá-las que o grupo se constitui e se transforma para o trabalho em equipe. Nessa lógica, quesitos como paciência, empatia, comunicação e coerência facilitam o processo interativo, além de serem fundamentais para a (re)leitura crítica da realidade.

Processos grupais; Administração hospitalar; Educação; Hospitais universitários; Estágios

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br