Acessibilidade / Reportar erro

Efetividade do serious game para a aprendizagem na enfermagem: revisão sistemática

RESUMO

Objetivo

Identificar a eficácia do serious game na melhoria dos resultados de aprendizagem em comparação às diferentes estratégias de ensino utilizadas na educação de estudantes de enfermagem.

Método

Revisão sistemática, realizada de julho/2019 a maio/2020, na PubMed®, Scopus, CINAHL, Web of Science e LILACS. Incluíram-se estudos de delineamento experimental e quasi-experimental, sem delimitação de recorte temporal, voltados a estudantes de enfermagem, que abordassem o uso do serious game como principal estratégia de ensino comparada com outros métodos pedagógicos.

Resultados

Foram incluídos seis artigos, os quais compararam o serious game com estratégias tradicionais e ativas de ensino e aprendizagem (aula expositiva, leitura de textos e simulação). Os estudos foram considerados de qualidade moderada, com escore médio de 12,83. Os estudantes de enfermagem submetidos ao serious game apresentaram melhores resultados de aprendizagem.

Conclusão

O serious game demonstrou-se mais efetivo para aprendizagem em enfermagem quando comparado a outras estratégias de ensino.

Palavras-chave
Estudantes de enfermagem; Conhecimento; Ensino; Jogos de vídeo

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br