Acessibilidade / Reportar erro

Trabalho da enfermagem no centro cirúrgico e os riscos psicossociais relacionados aos modos de gestão

RESUMO

Objetivo:

Avaliar os modos de gestão no trabalho da equipe de enfermagem do centro cirúrgico de um hospital universitário.

Métodos:

Estudo transversal, descritivo, quantitativo e analítico realizado no Centro Cirúrgico de um hospital universitário do Sul do Brasil. A amostra foi composta por 160 trabalhadores de enfermagem que responderam a Escala de Estilos de Gestão. Comparações foram realizadas pelo teste t de Student e pela análise de variância One-Way (ANOVA), teste qui-quadrado de Pearson, teste de comparações múltiplas e análises de regressão linear múltipla.

Resultados:

O estilo Coletivista foi classificado como “Predominante” por 46,2% (72) dos trabalhadores. Os estilos Normativo e Realizador foram avaliados como “Presença Moderada” por 53,2% (84) e 50,3% (77), respectivamente. O estilo Individualista foi avaliado como “Pouco Característico” por 60,6% (94) da amostra.

Conclusões:

A presença da gestão coletivista vai ao encontro das características do trabalho em enfermagem que é o cuidado ao paciente, planejado e realizado em conjunto e, em consonância com a equipe multiprofissional na busca da assistência integral.

Palavras-chave:
Enfermagem de centro cirúrgico; Administração de recursos humanos; Saúde do trabalhador

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br