Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do indicador de qualidade do Sistema de Triagem de Manchester: tempo de atendimento

RESUMO

Objetivo:

Verificar a conformidade do intervalo de tempo entre o término da classificação de risco e o início do atendimento médico com o recomendado pelo protocolo de Manchester e relacionar os tempos de atendimento e as categorias de risco com o desfecho.

Método:

Estudo transversal, retrospectivo e analítico. Foram utilizados o testet, a análise de variância e o modelo linear generalizado.

Resultados:

O tempo médio para atendimento médico nas categorias vermelha e laranja foi de 3 e 39,5 minutos, respectivamente. Desfecho óbito associou-se à categoria vermelha, com tempo médio para início da classificação de 5,5 minutos e tempo médio de permanência de 2,3 horas.

Conclusão:

O tempo de espera para atendimento médico nas categorias de alta prioridade foi maior que recomendado, o que sugere a necessidade de monitorar continuamente o sistema. Menores tempos de espera para a classificação e de permanência relacionaram-se à categoria vermelha e ao desfecho óbito.

Palavras-chave:
Triagem; Serviços médicos de emergência; Tempo de internação; Aglomeração; Enfermagem em emergência; Protocolos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br