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Competências da enfermeira nas instituições educacionais: uma visão dos gestores da educação

Resumo

OBJETIVO

Descrever e analisar os atributos das competências da enfermeira escolar no cuidado escolares a partir da perspectiva dos gestores de instituições de ensino.

MÉTODO

Estudo qualitativo descritivo-exploratório: Sete diretores de instituições de ensino em Trujillo (Peru), participaram em uma entrevista no estruturada e se utilizou a análise de depoimentos orais.

RESULTADOS

Os resultados reportam as categorias empíricas: a enfermeira na promoção da saúde da comunidade educativa; a enfermeira na prevenção de doenças da comunidade educativa; A enfermeira escolar articulando a saúde e a educação no cotidiano do escolar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estudo contribui ao marco conceitual das competências da enfermeira escolar para a ação inter setorial em saúde-educação e para o estabelecimento de políticas na promoção da saúde dos escolares no interior das instituições educativas.

Palavras-chave:
Saúde escolar; Serviços de enfermagem escolar; Necessidades e demandas de serviços de saúde

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