Acessibilidade / Reportar erro

Necessidades e preferências relativas a aplicativo móvel de suporte ao autocuidado com o pé diabético

RESUMO

Objetivo:

Identificar as necessidades e preferências de pessoas com diabetes tipo 2 relativamente às funcionalidades e características de um aplicativo móvel de suporte ao autocuidado com os pés.

Método:

Pesquisa qualitativa com 16 pessoas com diabetes tipo 2 recrutadas durante o atendimento clínico em um hospital do Porto, Portugal. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas entre março e junho de 2022 e analisados utilizando análise de conteúdo indutiva.

Resultados:

Identificamos três categorias e nove subcategorias. Categorias incluíram necessidades informacionais, funcionalidades essenciais para o autocuidado dos pés e experiência relevante do usuário. A preferência por aplicativos objetivos, com entrada de dados limitada, flexível e personalizável, foi um fator importante que influenciou o envolvimento com a tecnologia.

Conclusão:

A pesquisa destacou a preferência por aplicativos personalizáveis e flexíveis, ajudando enfermeiros a criarem soluções que podem transformar a prestação de cuidados e melhorar a qualidade de vida de quem vive com diabetes.

Descritores:
Aplicativos móveis; Autocuidado; Determinação de necessidades de cuidados de saúde; Pé diabético; Preferência do paciente; Smartphone

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br