Acessibilidade / Reportar erro

Projeto Terapêutico Singular e Processo de Enfermagem em uma perspectiva de cuidado interdisciplinar

Proyecto Singular Terapéutico y Proceso de Enfermería en una perspectiva el cuidado interdisciplinario

Resumo

OBJETIVO

Analisar o Projeto Terapêutico Singular e o Processo de Enfermagem quanto as suas especificidades e pontos de interseções, na perspectiva do cuidado interdisciplinar.

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura de artigos disponíveis nas bases de dados Lilacs, SciELO, MEDLINE e PubMed, em português, inglês e espanhol, publicados no período de 2005 a 2015.

RESULTADOS

Foram identificados 23 artigos. Destes, 17 sobre o Processo de Enfermagem, seis sobre o Projeto Terapêutico Singular e um sobre residência multiprofissional. Da análise identificaram-se as suas especificidades e pontos de interseções que descrevem o alinhamento e similaridades entre os mesmos, nos serviços de atenção básica e saúde mental.

CONCLUSÕES

O Projeto Terapêutico Singular e o Processo de Enfermagem se alinham nas práticas de saúde nos serviços de atenção básica e saúde mental. A residência multiprofissional possibilita esse alinhamento dos mesmos, e o enfermeiro contribui para o cuidado interdisciplinar justamento com o processo de enfermagem.

Palavras-chave:
Processo de enfermagem; Atenção à saúde. Estratégia saúde da família; Avaliação de programas e projetos de saúde; Desenvolvimento de pessoal.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br