Acessibilidade / Reportar erro

Condições crônicas de saúde relacionadas à qualidade de vida de servidores federais

OBJETIVO:

O objetivo desse estudo é correlacionar os domínios da QV dos servidores com o tipo e a quantidade de condições crônicas de saúde.

MÉTODO:

Estudo transversal, quantitativo, realizado no Departamento de Assistência ao Servidor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte com 215 servidores, durante o período de março a maio de 2011.

RESULTADOS:

Dentre as condições crônicas de saúde estudadas, constatou-se relação significativa entre a doença crônica não transmissível e escores de QV, correlacionando-se de modo fraco (r<-376; p<0,008) nos demais domínios. Verificou-se que, quanto maior o número de condições crônicas, menores são os valores da escala de QV.

CONCLUSÃO:

A qualidade de vida dos servidores é influenciada negativamente pelas condições crônicas de saúde, comprometendo de forma geral suas atividades diárias de vida e trabalho.

Qualidade de vida; Doença crônica; Saúde do trabalhador; Enfermagem


Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br