[…] pode-se gravar um vídeo complementar explicando melhor sobre a massagem cardíaca. |
Sim |
A temática parada cardiorrespiratória nesse momento não compôs esse vídeo para evitar que ele ficasse extenso. |
[…] poderia incluir a informação que não se pode introduzir a mão na boca da criança. |
Não |
No minuto 1’11’’ há informação sobre não colocar a mão na boca da criança para retirar o alimento. |
[…] sugiro o uso de uma seta (piscante) para chamar a atenção para alguns detalhes. |
Não |
Optou-se por utilizar sinal de atenção, setas e destaques em vermelho, azul e preto. |
Sugestão dos juízes quanto à estrutura e à apresentação |
Modificação Atendida |
Justificativa |
Este vídeo me parece mais longo, talvez na introdução em que se apresentam os funcionários da escola possa ser mais rápida. |
Não |
O intuito é proporcionar que diferentes protagonistas da equipe escolar possam sentir-se representados. |
[…] ressaltar que, em caso de massagem cardíaca, a criança deve ser colocada em uma superfície firme e não realizar no colo, também sugiro falar da frequência que deve ser realizada a massagem cardíaca. |
Não |
O objetivo foi de atender à temática engasgo e às manobras imprescindíveis em diferentes faixas etárias. |
Sugiro no vídeo quando relata a manobra em bebês em vez de batidas alterar a fala para pancadas (a fim de acentuar a intensidade). |
Não |
As evidências científicas atuais apontam que o termo batida é o mais apropriado. |
[…] sugiro incluir sobre a direção das pancadas: sentido do tórax à cabeça. |
Sim |
Foi incluída uma seta que direciona a direção da compressão. |
[…] as compressões, em vez de dizer na linha intermamilar dizer entre os mamilos. |
Sim |
Narração modificada para “realize as compressões entre os mamilos”. |
[…] fica vaga a ideia de que a manobra pode ser realizada por quanto tempo for necessário. |
Não |
A literatura aponta que a manobra pode ser realizada quantas vezes forem necessárias. |
Aos 50 segundos, ao falar sobre a professora que fez uma “manobra” na aluna, acho que ali, já poderia explicar sobre como se realiza a manobra de Heimlich. |
Não |
O intuito do vídeo quando apresenta o acidente é mostrar que o mesmo pode ocorrer em diferentes espaços da escola, inclusive o refeitório. |
O vídeo é longo e pode levar a pessoa que assiste à distração e desinteresse. Muito embora o seu material tenha uma lógica, as ideias estão concatenadas. |
Não |
Esse tema envolve muitas especificidades, o formato apresentado veio com o intuito de sintetizar as informações fundamentais, bem como os aspectos que os participantes apontaram como necessários na composição. |
Dizer crianças menores e mostrar um bebê, limita a compreensão de até qual idade aquela manobra seria indicada e quando utilizar o Heimlich tradicional. |
Não |
É explicado no tempo 1’20’’ após mostrar um bebê que são crianças menores de um ano, separação esta identificada na literatura. |
[…] colocar em desenho, de alguma forma no corpo do bebê no vídeo, o local exato para a realização das compressões (linha intermamilar). |
Sim |
Esquema representativo do local que fica a linha intermamilar. |
[…] as compressões representam empurrar o tórax sentido a cabeça e não comprimindo. Caso seja possível, sugiro na figura modificar a mão de uma forma que fique só sentido de cima para baixo e incluir uma seta na direção de cima para baixo durante as compressões. |
Não |
Esse formato de animação, atinge essa forma de compressão. |
Quando o vídeo termina e entra o parágrafo explicando o objetivo do vídeo e por quem ele foi produzido, existe um pequeno erro de concordância. |
Sim |
Com o intuito de proporcionar uma melhor compreensão. |
[…] quando diz que a criança ou bebê está inconsciente relatar que deve ter evoluído para uma parada respiratória e se não for atendida imediatamente a mesma poderá evoluir para uma PCR. Após explicar o atendimento até a chegada do serviço médico de urgência: realize as compressões torácicas entre os mamilos (100/120 movimentos por minuto até a chegada do serviço médico de urgência) |
Não |
Essas diferenças para pessoas leigas em um vídeo seriam muitas informações, optou-se por informações pontuais, necessárias e imprescindíveis para assistência. |
[…] sugiro que o balão de fala “eu não consigo respirar” apareça antes do texto de alerta: sinal de sufocamento. |
Não |
Preferiu-se que o balão de pensamento venha após o sinal de sufocamento, para proporcionar a compreensão que quando há esse sinal é porque a criança não consegue respirar. |
[...] quando aparece o telefone do SAMU e do Bombeiro, fica muito colado ao texto já existente. Sugiro colocar separado assim como aparece na parte dos menores de 1 ano. |
Não |
Os contatos telefônicos aparecem acima da imagem e em destaque o que não prejudica a visualização. |
Na imagem que fala de sinal de sufocamento e com balãozinho (não consigo respirar) poderia retirar o barulho da tosse. Pois geralmente nesse momento a criança não consegue mais tossir. |
Sim |
Foi retirado o som de tosse. |
[…] colocar ponto final no balão: enquanto comemos não devemos falar. |
Sim |
Com o intuito de proporcionar uma adequada compreensão. |
[…] na imagem da Lei Lucas justificar ou centralizar o texto no quadro. |
Sim |
Com o intuito de promover um designer pertinente ao vídeo. |
[…] talvez pudesse retirar nomes científicos de ossos etc, que em poucos momentos aparecem na locução |
Não |
A fim de que a manobra seja efetiva os nomes dessas partes anatômicas necessitam ser citadas. Para possibilitar a compreensão os esquemas representativos desses locais foram expostos e narrados os nomes que são conhecidos popularmente. |
Sugestão dos juízes quanto à relevância |
Modificação |
Justificativa |
[…] informar onde encontrar mais informações sobre “primeiros socorros” ou mesmo as formas para se planejar um treinamento sobre o assunto. |
Não |
Divulgar essa informação não é o objetivo do vídeo, além dessa inserção aumentar o tempo do material. |
[…] ser reforçado a importância desses profissionais estarem preparados para esses incidentes, pois eles acontecem e podem ser graves. |
Não |
O vídeo foi desenvolvido com a representação de diferentes profissionais e espaços, com o intuito de sensibilizar os profissionais. |
Não podemos afirmar que o vídeo consegue transferir conhecimento, isso deve ser aferido em outro estudo. |
Não se aplica |
Esse é um item que compõe o instrumento de validação, porém é necessário estudos de efetividade e aplicabilidade desta tecnologia. |