Acessibilidade / Reportar erro

Apoio matricial em saúde mental na atenção básica: a visão de apoiadores e enfermeiros

Resumo

Objetivo:

Compreender a visão de apoiadores e enfermeiros sobre as ações do apoio matricial em saúde mental na Atenção Básica à Saúde.

Método:

Estudo qualitativo, fenomenológico, com o referencial da sociologia fenomenológica de Alfred Schutz. Participaram do estudo cinco apoiadores matriciais e 22 enfermeiros de Unidades de Saúde da Atenção Básica do município de Porto Alegre. As intenções e expectativas dos participantes, captadas por meio de entrevista fenomenológica, compuseram o corpus de análise.

Resultados:

Os apoiadores têm a intenção, diante das ações do apoio matricial, de melhorar o cuidado em saúde mental ao usuário. Por outro lado, os enfermeiros esperam suporte do apoio às unidades de saúde, o que revela desconformidades nas práticas em saúde mental instituídas na rede básica.

Considerações finais:

Conhecer e compreender as motivações de apoiadores e enfermeiros pode ser uma potente estratégia para a consolidação de políticas públicas com vistas ao modo psicossocial no território.

Palavras-chave:
Enfermagem; Enfermagem psiquiátrica; Saúde mental; Atenção primária à saúde; Assistência à saúde mental; Filosofia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br