Acessibilidade / Reportar erro

Contribuição do processo de enfermagem para construção identitária dos profissionais de enfermagem

Resumo

Objetivo: Compreender o significado do Processo de Enfermagem para a construção identitária dos profissionais de enfermagem.

Método:

Estudo qualitativo por meio da Teoria Fundamentada nos Dados e do interacionismo simbólico, realizado com 12 profissionais de enfermagem, de novembro de 2015 a fevereiro de 2016 em um hospital de referência no sul do Brasil. Os dados foram coletados mediante entrevista intensiva, analisados com auxílio do software NVivo®.

Resultados:

Os dados revelam que o Processo de Enfermagem possibilitou aos profissionais assumirem múltiplas identidades que contribuíram para a construção da identidade institucional do hospital, reconhecido em um cenário nacional e internacional.

Conclusão:

As múltiplas identidades, individual, coletiva e institucionalizada, são fomentadas por movimentos de construção, desconstrução e reconstrução que compõe esse modelo de cuidado, proporcionando a criação de uma cultura de valorização do Processo de Enfermagem como método de trabalho, ou seja, o Processo de Enfermagem deu a identidade da enfermagem do hospital.

Palavras-chave:
Enfermagem; Processo de enfermagem; Engajamento no trabalho; Papel profissional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br