Acessibilidade / Reportar erro

Construção e validação de cenários simulados no atendimento de emergência ao paciente com dor torácica

RESUMO

Objetivo:

Construir e validar cenários de simulação clínica para o atendimento de emergência ao paciente com dor torácica.

Métodos:

Estudo metodológico realizado em duas etapas: construção e validação. A construção deu-se por meio do levantamento de evidências da literatura nacional e internacional. A etapa de validação deu-se mediante avaliação dos instrumentos pelos juízes, conforme Índice de Validação de Conteúdo e aplicação do teste-piloto com o público-alvo. Participaram da pesquisa 15 juízes com expertise em simulação, docência e/ou assistência, além de18 estudantes de Enfermagem, no teste piloto.

Resultados:

Foram construídos dois cenários de simulação clínica e todos os itens avaliados obtiveram valor acima de 0,80 apresentando evidência de validade, sendo considerados instrumentos aptos para aplicação.

Conclusão:

A pesquisa contribuiu para a elaboração e a validação de instrumentos que podem ser aplicados para o ensino, avaliação e capacitação em simulação clínica no atendimento de emergência ao paciente com dor torácica.

Palavras-chave:
Educação em saúde; Emergências; Dor no peito; Síndrome coronariana aguda; Exercício de simulação; Estudo de validação

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br