Acessibilidade / Reportar erro

Características pessoais e profissionais do enfermeiro de cuidados primários no cuidado cultural de populações migrantes

RESUMO

Objetivo

Analisar as características pessoais e profissionais que os enfermeiros da atenção primária em uma província da região de Maule, Chile, quanto ao cuidado com relevância cultural à pessoa migrante.

Método

Paradigma qualitativo, com desenho de estudo de caso instrumental. Participaram 9 profissionais de 3 Centros de Saúde da Família que atenderam aos critérios de inclusão para participação no estudo. Este trabalho faz parte de uma tese de doutorado, aprovada previamente pelo Comitê de Ética Científico da Universidad Católica del Maule. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em profundidade entre janeiro e fevereiro de 2020. A análise foi realizada a partir da fenomenologia social de Albert Schütz com componentes hermenêuticos.

Resultados

A empatia e o conhecimento cultural destacam-se como características pessoais e conhecimento e cuidados integrais são destacados como características profissionais.

Considerações finais

Cuidar com relevância cultural é um desafio para a enfermagem, pois exige formação em competência cultural e pesquisas contínuas sobre essa temática.

Palavras-chave
Assistência à saúde culturalmente competente; Migrantes; Cuidados de enfermagem; Profissionais de enfermagem

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br