Acessibilidade / Reportar erro

Vivência dos condutores de ambulância sobre transferência de pacientes suspeitos ou confirmados para COVID-19

RESUMO

Objetivo:

Desvelar a vivência dos condutores de ambulância sobre transferência de pacientes suspeitos ou confirmados para COVID-19.

Método:

Estudo exploratório com abordagem qualitativa realizado em outubro de 2021 com 18 condutores da Mesorregião Noroeste do Estado do Ceará-Brasil. As entrevistas individuais ocorreram de forma virtual, via Google Meet®, e, para processamento dos dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ®.

Resultados:

foram obtidas seis classes: Sentimentos vivenciados durante as transferências; Preocupação com a contaminação da equipe de trabalho e dos familiares; Itinerário terapêutico, quadro clínico dos pacientes e aumento na quantidade de transferências; Desinfecção das ambulâncias entre as transferências de pacientes com suspeita e/ou diagnóstico de COVID-19; Paramentação para as transferências de pacientes e Aspectos psicoespirituais dos condutores durante a pandemia.

Conclusão:

A vivência foi marcada por desafios na adaptação à nova rotina e procedimentos durante as transferências. Foram evidenciados sentimentos de medo, insegurança, tensão e angústia nos relatos dos trabalhadores.

Palavras-chave:
COVID-19; Doenças transmissíveis; Pessoal de saúde; Ambulâncias; Serviços médicos de emergência

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br