Acessibilidade / Reportar erro

Fatores de risco para o desenvolvimento da flebite: revisão integrativa da literatura

Los factores de riesgo para el desarrollo de flebitis: revisión integrativa de la literatura

Resumo

OBJETIVO

Descrever as evidências científicas publicadas na literatura acerca dos fatores de risco para o desenvolvimento das flebites.

MÉTODO

Revisão integrativa da literatura com inclusão de 14 artigos originais encontrados nas bases LILACS, Scielo e Pubmed de janeiro de 2004 a abril de 2015 e analisados quanto ao nível de evidência e frequência, fatores associados, grau e tratamento das flebites.

RESULTADOS

A frequência/incidência/taxa mínima de flebite foi 3% e a máxima foi 59,1%. A maioria dos artigos (57,14%) relataram associação da flebite com fatores de risco, dentre eles, o tempo de permanência, local de punção e/ou região anatômica, tempo de internação, quantidade de acessos, motivo de retirada, sexo, antibióticos, manutenção intermitente e inserção de emergência.

CONCLUSÕES

Identificou-se a necessidade uniformização da quantificação deste evento e uma baixa consonância entre os fatores de risco associados a flebites. Outros estudos necessitam ser desenvolvidos para o real entendimento deste agravo no cotidiano hospitalar.

Palavras-chave:
Flebite; Cateterismo periférico; Cuidados de enfermagem; Infusões intravenosas; Revisão

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br