Acessibilidade / Reportar erro

A construção de objeto de aprendizagem sobre doenças transmissíveis para agentes comunitários de saúde

La construcción de objeto de aprendizaje sobre enfermedades transmisibles para agentes comunitarios de salud

Resumo

OBJETIVO

Descrever a elaboração de um Objeto de Aprendizagem sobre doenças transmissíveis, sua identificação, vigilância e prevenção, para Agentes Comunitários de Saúde.

MÉTODO

Estudo qualitativo, exploratório, do tipo estudo de caso, realizado na Gerência Distrital Zona Norte - Eixo Baltazar da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, de outubro de 2015 e janeiro de 2016. O estudo teve 58 participantes, composto pelas etapas: pesquisa de campo, análise de conteúdo de Bardin, e desenho do Objeto de Aprendizagem.

RESULTADOS

Traçou-se o perfil do profissional atuante naquela localidade; identificaram-se as doenças mais encontradas pelos agentes; e as necessidades em relação a um recurso tecnológico, permitindo delimitar conteúdo e estrutura do Objeto de Aprendizagem.

CONCLUSÃO

O Objeto de Aprendizagem constitui uma alternativa para a difusão do conhecimento sobre doenças transmissíveis, associando a tecnologia ao ensino, tornando mais atrativos e producentes o processo de aprendizagem e o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde.

Palavras-chave:
Atenção primária à saúde; Vigilância epidemiológica; Doenças transmissíveis; Educação em saúde; Tecnologia educacional

Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem Rua São Manoel, 963 -Campus da Saúde , 90.620-110 - Porto Alegre - RS - Brasil, Fone: (55 51) 3308-5242 / Fax: (55 51) 3308-5436 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: revista@enf.ufrgs.br